Estudantes e familiares

A Secretaria Municipal de Educação (SME) definiu a antecipação do recesso escolar de julho, que ocorrerá entre os dias 23 de março e 09 de abril. A ação possibilita o isolamento social e contribui com as iniciativas de prevenção do Covid 19 (Coronavírus).

A SME disponibilizará aos estudantes da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, matriculados na Rede Municipal de Ensino, materiais e conteúdos pedagógicos para serem desenvolvidos após o fim do recesso escolar que se encerra no dia 09 de abril.

A iniciativa irá promover o contato com o conhecimento para 1 milhão de bebês, crianças e jovens que frequentam a rede municipal de ensino. O conteúdo também ficará disponível on-line permitindo que outras redes pelo Brasil baixem o conteúdo e utilizem para o ensino em suas cidades.

Para os alunos que vivem na cidade de São Paulo, será realizada a entrega via correio, direto no endereço cadastrado e atualizado pelas famílias durante o período de matrícula. Os conteúdos foram pensados e discutidos por educadores que fazem parte da Coordenadoria Pedagógica (Coped) e das Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Os materiais serão impressos e trarão atividades que os estudantes conseguem fazer de forma autônoma. Os cadernos deverão ser entregues aos professores na volta às aulas. Todos os conteúdos respeitam o que já está previsto no Currículo da Cidade de São Paulo.

CONTEÚDOS

Para os alunos com idade inferior a 6 anos, o material apresenta possibilidades de interação e brincadeiras que complementam e auxiliam nos processos de aprendizagem dos bebês e das crianças pequenas, além de indicações de leitura, montagem de brinquedos e jogos.

Para os estudantes do 1º ao 9º ano do ensino Fundamental, os materiais foram divididos nos eixos Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais. Todo o conteúdo foi distribuído em 120 páginas ilustradas, além dos conteúdos também há exercícios relativos a cada disciplina.

O material para os alunos do Ensino Médio segue as diretrizes do Enem, e está voltado às atualidades. O conteúdo é dividido em 63 páginas com atividades que contemplam as quatro áreas do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias).

Por meio de carta, construída em parceria com a Secretaria Estadual da Educação (SEE) de São Paulo, os pais e responsáveis também terão dicas de como organizar uma rotina de estudos, que inclui as atividades, brincadeiras e jogos para que os estudantes se mantenham motivados a estudar e sigam aprendendo, durante o enfrentamento da pandemia de Covid 19 (Coronavírus). O material também traz dicas às famílias de alunos com deficiência, para orientarem e integrarem os estudantes à rotina de conhecimento em casa.

Conteúdo Digital

A SME também está desenvolvendo uma plataforma digital para que professores e estudantes fiquem em contato e não se distanciem dos estudos. Nela, os professores poderão disponibilizar conteúdos e atividades, vídeos e outros recursos para aprofundamento dos conteúdos já estudados e, também, falar sobre as dúvidas dos estudantes.

A Rede Municipal já conta com Unidades Educacionais que possuem materiais e há professores que organizam vídeoaulas para ampliar os conhecimentos dos estudantes e estes materiais serão incluídos na plataforma.

Professores e gestores receberão orientação sobre os procedimentos de uso da plataforma digital e organização da rotina de estudos com os estudantes. Toda a instrução será por escrito, além de vídeos explicativos que serão disponibilizados.


Para mais informações acesse o portal da SME: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/coronavirus/estudantes/