Vamos brincar de bola ao cesto!!! A professora Valdinéia veio nos sugerir essa brincadeira super divertida e que envolve muita aprendizagem!
Objetivos: estimular a coordenação motora, noção de espaço e força; relacionar causa e efeito; desenvolvimento cognitivo/ raciocínio; desenvolvimento motor fino e global; capacidade de resolver problemas.
Material:
● Papéis como jornais, folhas de revista, etc;
● Balde/cesto ou caixa.
Procedimentos:
1. Pegar jornal/folha de revista e fazer várias bolas amassadas (amasse com força para a bola ficar bem firme), deixar que a criança as amasse.
2. Colocar um cesto ou uma caixa a uma distância que não seja tão longe.
3. Entregar a bola para a criança e incentivá-la a arremessar para acertar dentro do cesto.
4. Durante todo o desenvolvimento da atividade, o familiar, junto com a criança, deverá contar quantas bolas cada um acertou e quantas restaram fora do cesto. Quando todas as bolas já tiverem sido jogadas, verifique quem acertou mais bolas dentro do cesto, isso pode ser feito oralmente e também registrado em um papel, através de risquinhos, bolinhas, etc.
Em matemática, utilizar brincadeiras infantis como atividade frequente significa abrir um canal para explorar ideias referentes a números de modo bastante diferente do convencional. Enquanto brinca, a criança pode ser incentivada a realizar contagens, comparações de quantidades, adicionar pontos que fez durante a brincadeira, isto é, iniciar a aprendizagem de conteúdos relacionados ao desenvolvimento do pensar aritmético. O brincar proporciona oportunidades de perceber distâncias, desenvolver noções de velocidade, duração, tempo, força, altura, além da geometria com suas noções de posição no espaço, de direção e sentido, discriminação visual, memória visual e formas geométricas.
Após a brincadeira, peça para a criança registrar em forma de desenho o que acabou de fazer.