Hoje a professora Valdinéia veio nos propor a confecção de um jogo tradicional muito divertido.
Existem inúmeras brincadeiras e jogos que atravessaram os séculos e existem até os dias atuais. Apesar de nós não sabermos as origens das brincadeiras, acabamos aprendendo através de algum familiar que nos ensina como brincar. Isso acontece, na maior parte das vezes, de forma oral, com uma pessoa mais velha dizendo como se brinca ou se joga a uma criança. O mesmo pode se dizer do jogo das pedrinhas.
Segundo o folclorista brasileiro Câmara Cascudo, o jogo das pedrinhas tem mais de vinte séculos. Não se sabe ao certo sua origem. Os gregos chamavam o jogo de Astragalissimo, e os romanos, de Pentalia, por ser jogado com cinco tentos, em nosso país o jogo é conhecido como Jogo das cinco Marias.
Oficialmente no Império Romano era conhecido como Jogo dos Ossinhos, por se usar ossos. Isso indica que a brincadeira pode ser realizada com diversos materiais, como ossos, pedras, metais ou, como é comum no Brasil, com pequenos saquinhos recheados de areia ou arroz.
Objetivos (habilidades desenvolvidas com esse jogo): coordenação motora, agilidade, lateralidade, velocidade, atenção, persistência, entre outras.