Atividade MOVIMENTO E ESQUEMA CORPORAL
A música e o movimento favorecem o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, da imaginação, memória, concentração e atenção. Contribui também para estimular a consciência corporal, fazendo com que a criança identifique e nomeie as partes do seu corpo.
O adulto responsável deve iniciar a brincadeira cantando a música e executando os movimentos de acordo com a letra e a ilustração abaixo:
“Cabeça, ombro, joelho e pé.
Joelho e pé!
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Joelho é pé!”
“Olhos, ouvidos, boca e nariz"
“Cabeça, ombro, joelho e pé.
Joelho e pé!
Cabeça, ombro, joelho e pé.
Joelho é pé!"
Depois, a cada sequência, o adulto vai deixando de cantar a letra da música gradativamente. Primeiro “cabeça”, depois “ombro”, “joelho” e finalmente “pé”, sem deixar de executar os movimentos. Até que, ao final, os movimentos sejam executados em silêncio, mantendo apenas a parte “olhos, ouvidos, boca e nariz”. Explique para a criança que ela deve cantar a música no pensamento.
Assista ao vídeo do BOB ZUM no Youtube e divirta-se!