Desenho às cegas
O desenho, visto como uma linguagem da infância, permite que a criança se expresse de forma livre e criativa. Dessa forma, proporcionamos o desenho às cegas que possibilita novos desafios e diferentes experiências.
MATERIAIS:
Suportes:
Cartolina, sulfite, papel pardo e papelão.
Ferramentas:
- Canetas hidrocor, lápis de cor, giz de cera, tinta guache, giz de lousa molhado (deixar o giz hidratar dentro de um pote com água)
- Tecido para vendar os olhos
- Fita adesiva ou crepe
DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO:
Conversar com a criança e explicar como será realizado o desenho e que seus olhos, por alguns instantes, ficarão fechados, até o momento do término do desenho.
Seguem algumas variações possíveis para a realização da proposta:
1 - Fixar papéis na parede e deixar próximo diferentes ferramentas para a escolha da criança que, com os olhos vendados, a um sinal do adulto iniciará o desenho.
2 - Fixar diferentes papéis no chão e deixar as ferramentas próximas para a escolha da criança. Com os olhos vendados, ao som da música, a criança inicia o desenho, respeitando o ritmo, conforme combinado.
3 - Fixar diferentes papéis na mesa e deixar as ferramentas próximas para a escolha da criança. Com os olhos vendados, a criança desenha livremente.
4 - A criança venda os olhos de um adulto e pede para que ele desenhe, seguindo suas orientações.
Após a realização dos desenhos estabelecer uma conversa com as crianças:
- O desenho ficou como você esperava?
- O que achou do desenho?
- Qual material você mais gostou de utilizar?
Objetivos:
O desenho às cegas pode proporcionar para as crianças: aguçar os diferentes sentidos, auxiliar a se expressar com clareza, aprimorar a exploração de diferentes espaços, além de ampliar as relações pessoais e a interação.