DESCOBRINDO AS TINTAS NATURAIS

As crianças, desde muito cedo, gostam de explorar diferentes objetos e materiais, manifestando o desejo de conhecer o mundo ao seu redor. Os elementos naturais e as misturas permitem essa exploração e proporcionam às crianças experiências variadas, contribuindo para o conhecimento dos diversos tipos de materiais e suas possibilidades de transformação, já que estes elementos proporcionam explorações de diferentes sensações e trazem grandes descobertas às crianças.

MATERIAIS:

-Beterraba;
-Repolho roxo;
-Café;
-Canela;
-Espinafre;
-Açafrão;
-Colorau;
-Cola;
-Água;
-Papéis com diferentes tamanhos e texturas: papelão, papel manteiga, papel toalha, sulfite, cartolina, etc;
-Pincel, hastes flexíveis, conta-gotas ou esponja;
-Recipientes diversos para dispor as tintas (de preferência por recipientes de plástico e se for de vidro, sob a supervisão de um adulto);
-1 colher para misturar.

CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO

O processo de produção de tintas naturais é bem simples e divertido: basta misturar 2 colheres de sopa de água, 2 colheres de sopa de cola branca e 1 colher de sopa do ingrediente natural que for utilizar. A quantidade pode variar de acordo com a necessidade.

VAMOS COMEÇAR?

Para o desenvolvimento desta proposta, converse antes com a criança e explique que vocês farão uma tinta diferente, com os “elementos da natureza”. É importante que todas as ações e situações sejam comunicadas à criança previamente.
Convide-a a pesquisar os materiais que vocês têm em casa (colorau, canela, beterraba, espinafre, entre outros). Separe alguns recipientes para colocar as tintas depois de prontas. Ofereça ajuda no preparo desse material, principalmente se houver necessidade do liquidificador ou do ralador, como no caso da beterraba.
Depois de preparada a tinta, deixe que a criança sinta o cheiro e a textura, explorando e fazendo comparações ao pintar os diversos tipos de papéis, que poderão ser fixados em diferentes planos da casa, como: no chão, na parede ou na mesa.
Como ferramentas para a pintura, poderá ser utilizado pincéis, hastes flexíveis, conta gotas, esponjas ou o próprio corpo. Durante a exploração com as tintas naturais, o adulto poderá observar e também fazer alguns questionamentos, permitindo que a criança realize suas misturas, reflita e faça suas próprias descobertas.
O que será que irá acontecer se a gente misturar a beterraba com o espinafre? Ou o repolho com bicarbonato de sódio, por exemplo?
No final da atividade, solicite a ajuda da criança e oriente-a para limpar e organizar o espaço utilizado e sempre que for necessário.
Lembre-se que esta tinta é feita com elementos naturais e depois de um tempo poderá mudar de aspecto, neste caso, descarte-a.
Observações: Dependendo da necessidade de cada criança, pode-se colocar apoios para que possam realizar a proposta (para as que têm dificuldade em manterem-se sentadas, por exemplo). Se a criança não quiser tocar, sentindo os elementos, estimule-a propondo que sinta o cheiro e toque somente se quiser. Para estimular, o adulto poderá tocar e contar como é aquele elemento e o que sentiu ao cheirá-lo e tocá-lo. Deixe o material acessível para quando a criança desejar experimentar.

BENEFÍCIOS

Através desses elementos naturais, que muitas famílias têm em casa, podemos proporcionar experiências diferentes daquelas que as crianças estão acostumadas, convidando-as a explorarem as tintas naturais, suas variações e misturas de cores .
A exploração das misturas favorece o contato sensorial e perceptivo em relação aos materiais, tanto antes, durante, como após o seu preparo.
Através da manipulação e exploração das tintas naturais, as crianças irão conhecendo as texturas, cheiros e características desses elementos, vão criando suas hipóteses e fazendo suas descobertas. A pintura estimula as crianças a conhecerem o novo, a desenvolverem sua criatividade, se expressarem, deixando sua marca pessoal no mundo.