CRIANDO E BRINCANDO COM O QUE A NATUREZA NOS OFERECE



INTRODUÇÃO

Como primeira leitura de mundo da criança, a natureza é fundamental para o desenvolvimento infantil em sua totalidade. As ideias vêm como uma tempestade na mente das crianças, a todo instante estão criando, inventando e extravasando suas emoções. Em suas mãos, tudo se transforma! Brincar utilizando os elementos da natureza é importante no processo de desenvolvimento, criação e transformação, aguçando a curiosidade e permitindo que a criança embarque para o mundo da imaginação.

MATERIAIS

Para que isso aconteça não é preciso muito, basta recolher materiais simples como:

- Folhas;
- Gravetos;
- Sementes;
- Pedras;
- Terra.

CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO

Adultos e crianças podem recolher esses materiais em locais próximos da sua moradia, no jardim do condomínio ou até mesmo aproveitar as folhas ou flores caídas no chão ou das plantas que têm em casa. Uma ideia muito interessante é brincar no quintal da casa, na varanda ou até mesmo na sacada do apartamento. Quando as crianças se relacionam com elementos da natureza, as possibilidades de brincadeiras são infinitas. Trazemos duas sugestões para começar a brincadeira, mas desejamos que muitas outras surjam por aí.

FAZENDO ARTE: desenho e colagem utilizando alguns dos materiais coletados.

JOGO DA VELHA: confeccionado com gravetos e pedras.

Regras: é um jogo com dois participantes que jogam alternadamente, devendo preencher os espaços vazios do tabuleiro. O tabuleiro deve conter nove casas e cada jogador deve escolher um elemento (por exemplo pedra), para preencher as casas na sua vez de jogar. Vence o jogador que conseguir formar primeiro uma linha com três símbolos iguais, seja na horizontal, vertical ou diagonal.

Confecção: Para confeccionar o tabuleiro e se divertir com o jogo da velha ao ar livre, o tabuleiro pode ser o próprio chão, as casas podem ser formadas com gravetos e os símbolos podem ser feitos com pedrinhas, toquinhos ou até mesmo com folhas que estejam caídas no chão.

BENEFÍCIOS

O contato com a natureza proporciona à criança inúmeras possibilidades, desde explorar seus elementos e experimentar sensações, até realizar brincadeiras que correspondam aos seus desejos e satisfaça seus interesses enquanto brinca.

Ao brincar livremente, a criança amplia sua criatividade à medida que assume papéis para si e estabelece papéis para o outro; favorece a socialização, uma vez que a criança precisa se relacionar e respeitar o outro. Por sua vez, possibilita a ampliação da sua relação com o mundo e sua capacidade de escutar, colaborar e resolver conflitos.