Poemas de Cecília Meireles
Você já parou para pensar na importância de lermos poemas para nossas crianças?
A poesia contribui para a formação do imaginário, da criatividade. Afinal, nos poemas, as palavras sempre dizem mais! Os poemas expressam a beleza por meio da linguagem literária e também contribuem para o desenvolvimento da sensibilidade estética, construindo uma ponte entre a criança e o mundo real. Por meio deles é possível perceber que as coisas podem ter diferentes representações.
Ler poemas pode ser uma ótima oportunidade de mostrar às crianças que as palavras são como brinquedos ou como peças de um jogo de montar, basta apenas combiná-las de diferentes maneiras para que a magia da linguagem aconteça!
Quando começar a ler poesias para crianças?
Desde sempre, podemos ler pequenas estrofes, mas é a partir dos três anos que a criança começa a vivenciar um período mais sensível da linguagem, há um maior interesse pelos sons das letras. Ela busca associar o som à sua grafia. Os poemas rimados podem ajudar nesse processo.
Para auxiliá-los nesta viagem maravilhosa pelo mundo da literatura, seguem dicas de três leituras da autora Cecília Meireles e atividades para serem realizadas com as crianças.
1. A Flor Amarela
Depois da leitura do poema é possível convidar as crianças para imaginar como era a flor amarela de Arabela, desenhá-la e oferecê-la à alguém.
2. Bolhas
Olha a bolha d’água
no galho!
Olha o orvalho!
Olha a bolha de vinho
na rolha!
Olha a bolha!
Olha a bolha na mão
que trabalha!
Olha a bolha de sabão
na ponta da palha:
brilha, espelha
e se espalha
Olha a bolha!
Olha a bolha
que molha
a mão do menino:
A bolha da chuva da calha!
Conversar sobre o poema, o que seria a bolha de cada estrofe, em seguida fazer bolhas de sabão, colocar água e sabonete em uma vasilha transparente. Com um canudo, soprar as bolhas.
3. Ou isto ou aquilo
Depois nos conte como foi esta experiência pelo mundo da literatura.