Vamos fazer um kabuletê?

Kabuletê é um instrumento africano. Dizem que algumas etnias africanas usavam esse instrumento quando caminhavam na floresta para espantar os animais selvagens.

Materiais necessários:

- Papel grosso, ou papelão;
- algo para desenhar um círculo, sugerimos um DVD, ou algum pote redondo;
- tesoura;
- lápis colorido, canetas hidrográficas ou tinta e pinceis;
- barbante ou uma linha grossa;
- duas tampinhas de garrafas pet ou de metal;
- palitinho de churrasco, ou algo similar.

Desenhamos no papel dois círculos, de tamanhos iguais. Neles podemos fazer desenhos africanos, ou outros desenhos quaisquer, pintar com tinta ou lápis colorido, giz de cera ou canetinha hidrográfica, também podemos fazer com colagens de gravuras ou até mesmo tecidos coloridos, vamos usar a criatividade e imaginação. Depois de decorado nossos círculos, vamos recortá-lo, e reserva-los.

Pegamos o barbante, que deve ter duas vezes a medida do círculo, e colocamos as tampinhas nas pontas, furadas por um adulto. Agora é só colar... Entre os círculos, como um sanduiche, colamos o barbante com as tampinhas e o palito de churrasco, uma opção e colar um DVD ou CD, que não serve mais, no meio dos círculos para melhorar o som do instrumento, pois fica mais firme trazendo outro resultado sonoro.

Para brincar é só virar o palito, fazendo com que a tampinha bata alternadamente no meio do círculo, gerando assim o som.