Van Gogh e seus retratos. Vamos fazer um retrato?

Olá, crianças!
Tudo bem?

Hoje vamos falar de Vincent Van Gogh, pintor holandês do século 19, um dos artistas mais conhecidos e celebrados do mundo. Seu uso de cores vivas e sua técnica expressiva de pincelada o colocam entre os pintores mais originais e influentes da história da arte ocidental. Infelizmente a sua genialidade artística só foi reconhecida após sua morte. Ainda em vida, ele gostava muito de pintar seus amigos.
Como nas  composições a seguir:
- Retrato de Père Tanguy é uma obra do artista. Ele pintou três diferentes retratos de seu amigo. (Imagem 1);
- Também tem o retrato do Carteiro Joseph Roulin.(imagem 2);
- E a do Dr. Gachet - O médico de Van Gogh. (Imagem 3).

Imagem 1

Imagem 2

Imagem 3

Seguindo nesta proposta de Van Gogh, que tal escolher alguém da sua família ou um amigo que esteja de visita em sua casa e fazer um retrato?
Pegue um papel para desenho, lápis grafite e de cor, tintas guache, enfim, tudo com o que você possa se expressar. Peça que uma pessoa se sente à sua frente. Observe a pessoa, seus detalhes e comece seu retrato. Vamos fazer como Van Gogh e,  no fim, presentar a pessoa querida com um retrato desenhado por você!
Nesta atividade, as crianças têm a possibilidade de visualizar as diferenças físicas existentes entre elas e identificar suas marcas pessoais ao se desenharem. O objetivo é descobrir o seu corpo, suas capacidades de movimento e interação. Além de desenvolver a percepção tátil, visual, auditiva e oral.

Só não esqueça de fazer o registro desta atividade e compartilhar conosco como foi esse momento.