Sobre as datas comemorativas

   
Prezadas famílias/responsáveis,

Acreditamos que é muito importante compartilhar com vocês alguns elementos acerca de como são compreendidas as datas comemorativas na Prefeitura de São Paulo e nos documentos que norteiam o nosso trabalho, especialmente o Currículo da Cidade – Educação Infantil e o Projeto Político Pedagógico. Vejamos a seguir:

- As datas comemorativas atrelaram-se, ao longo da História, a aspectos muito comerciais, como compras, presentes e consumismo, e apoiar essa ideia não está em consonância com os nossos objetivos;

- Muitas comemorações, tais como a Páscoa, o dia das mães e dos pais, o Natal, dentre outras, não estão presentes em nosso calendário escolar. Todas essas datas foram substituídas pelo Dia da Família, que será realizado duas vezes ao ano em nossa escola. O primeiro deles acontecerá no dia 20 de maio e trará um momento bastante agradável com indígenas da etnia Fulni-ô (em breve divulgaremos mais informações). O segundo momento será no 2º semestre e está previsto para 09 de dezembro;

- O dia das mães e o dia dos pais desconsideram a grande diversidade presente nas famílias da nossa escola. Há família que não tem a mãe presente, outras que não têm o pai presente, além das mais variadas configurações familiares. Sem contar as crianças que vivem nos SAICAs (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes). Diante disso, não podemos destinar um valor tão grande a uma dessas datas, quando sabemos que isso não corresponde à realidade de todas as nossas crianças. Diante disso, não seria muito melhor realizarmos o “Dia da Família”? Consideramos que sim!;

- A escola pública é laica, ou seja, desvinculada da educação da igreja e sem religião, mas que respeita a pluralidade religiosa. Portanto, datas comemorativas cristãs também não estarão presentes em nossa rotina/calendário;

- A nossa escola é espaço de respeito à diversidade, à arte e à cultura brasileira, bem como de outros povos e etnias e, tendo isso em vista, trabalharemos para ampliar o repertório de todas as crianças, sem discriminações ou exclusões, visando, conforme preconiza o Currículo da Cidade – Educação Infantil, aos princípios da educação equânime, inclusiva e integral.

Todas as famílias/responsáveis são muito bem-vindas à nossa EMEI, especialmente nos eventos abertos e também para conhecerem o nosso trabalho, que poderá ser acompanhado via blog (https://armuller.blogspot.com/). A educação que acreditamos na EMEI Professor Antonio Rubbo Müller busca a ampliação e a diversificação de repertórios, saberes e conhecimentos, além de estabelecer o encontro e a convivência entre crianças e adultos, a fim de construir outras formas de sensibilidade e sociabilidade que constituam subjetividades comprometidas com a ludicidade, a educação inclusiva, a democracia, a sustentabilidade do planeta, o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnico-racial, de gênero, regional, linguística e religiosa.

Agradecemos pela parceria de todos e contamos com vocês para lutarmos, juntos, por uma educação pública, gratuita e de qualidade para todas as nossas crianças!

Atenciosamente,
Equipe Rubbo Müller.